top of page
54e9ccc1-6d11-4535-bcd8-2f06d2c117b5.jpeg

Olá

Nessa página conto minha história: as pessoas que me inspiraram, os ensinamentos que me transformaram, os lugares por onde passei...

  • Instagram
  • Tópicos
  • Spotify
  • Youtube
  • Soundcloud

Minha história

Me vi desde cedo movido por um grande interesse em entender profundamente as coisas. Com 15 anos eu li O Mundo de Sofia, do Jostein Gaardner, que abriu as portas da filosofia pra mim. E meu professor de literatura da escola me emprestou o livro Zen, do Alan Watts, meu primeiro contato com o budismo. Minha dúvida do que fazer na faculdade foi entre filosofia e física, e acabei escolhendo fisica por ter sido um dos seis gaúchos em 2010 (aos 17 anos) a chegar na fase final da Olimpíada Brasileira de Física.

​

Em 2015, no último ano da faculdade, eu conheci um professor budista que havia sido professor de física da UFRGS, onde eu estudava. Eu já estava frustrado pelo curso de física não ter o nível de reflexão filosófica que eu esperava, e pela própria física ter um escopo de conhecimento que exclui a mente humana. Este professor, o Lama Padma Samten, foi muito importante por me apresentar os ensinamentos e a prática budista e mostrar a limitação da ciência.

​

Meus primeiros experimentos com a meditação revelaram minha limitação física de ficar sentado de pernas cruzadas, e isso me levou à prática de yoga no mesmo ano. Fiz o curso de yoga para principiantes do centro Sivananda em Porto Alegre, e segui praticando lá por dois anos e fazendo retiros no cebb.

​

Concluída a faculdade de física, trabalhei nas empresas da minha família por alguns meses. Porém sem conseguir encontrar um propósito maior nesse trabalho, busquei como trabalhar ou estudar com o tema ciência contemplativa (cunhado pelo professor budista Alan Wallace). Tema que imaginei que integraria meu grande interesse pela ciência e pelas práticas contemplativas.

​

Essa busca me levou a cursar a pós-graduação em Transformação de conflitos e estudos de paz, do instituto Paz&Mente. Um final de semana por mês em Floripa, durante um ano e meio, de 2016 a 2017. Esta pós foi realmente transformadora, por tudo que aprendi externa e internamente. E ela abriu um universo de possibilidades. Num certo momento, tive o insight de ensinar yoga como a atividade que melhor conciliaria meu interesse em avançar nesse caminho, beneficiar os outros e sustentar minha vida. Após as formações em Hatha Yoga com Marco Schultz em jun/jul de 2017 e o TTC do Sivananda Yoga em jan 2018, abri minha escola de yoga e meditação, o Espaço Maitri em abril de 2018 em Canoas.

​

FOTOS

​

No mesmo ano, como outro desdobramento da pós, escolhi seguir os estudos pela área de ciência das emoções, o que me levou a fazer o CEBTT (teacher training do programa Cultivating Emotional Balance, veja aqui). Uma imersão de cinco semanas em Niederwagen, Suíça, duas semanas aprendendo a parte psicológica do programa com Eve Ekman e três semanas a parte contemplativa, com Alan Wallace, um dos maiores professores de meditação do ocidente.

​

FOTOS

​

Em 2021 fiz minha terceira formação de yoga no método que, dentre os que conheci, mais aproxima a yoga da meditação. Me tornei professor de Yin Yoga com Marina Boni, aluna direta do fundador deste método Paul Griley.

​

Em 2022, conectando meus sonhos e visões com da minha companheira Blenda, abrimos o Espaço Maitri em Gramado, na forma de um centro de retiros. Ofereci cursos parciais e completos do CEB e também organizamos retiros com diversos professores convidados (veja em espacomaitri.com.br)

​

Em 2023 montei um programa adaptado para empresas, que chamei de THEC Treinamento em habilidades emocionais e comunicativas (veja aqui), que ofereço com a ênfase e no formato que for benéfico para cada equipe.

​

​

​

​

Contato

add texto

 © 2024 por Lucas Ghisleni

Lucas Ghisleni - Professor CEB

 Gramado/RS

bottom of page