top of page

QUAL A MELHOR CORDA PRA MIM?

Nesta página falo sobre cordas: o que muda entre os tipos, como cada material se comporta e por que isso faz tanta diferença no jogo.

Joguei tennis por 27 anos sem entender quase nada de cordas. No momento que virei professor e encordoador é que fui estudar um pouco.

 

Na verdade, fiz graduação em Física na UFRGS, e como decidi durante a graduação não seguir carreira acadêmica (conto mais da minha história AQUI), escolhi um tema que realmente me interessasse estudar. Minha mente se voltou para a física do tennis. Dentre os infinitos assuntos possíveis, que incluíam a tecnologia de cordas e raquetes, acabei optando por pesquisar o voo e o quique de uma bola de tennis (meu tcc está disponível AQUI).

Então tangencie este estudo lá em 2015, mas ele veio a acontecer mesmo em 2025. Essa página é um resumo para os curiosos como eu por aprender um pouco sobre cordas.

QUAIS OS TIPOS DE CORDAS?

Há diferentes variáveis importantes, e entender sobre cordas é entender como essas variáveis se relacionam. Resumidamente, podemos dizer o seguinte: "Quanto mais a corda mantém a tensão (o que é uma qualidade desejada) mais ocorre estresse do material em cada impacto com a bola, e assim menos a corda dura."

corda mais fina

mais macia/confortável 

mais frágil
corda espessa

mais dura

mais duradoura

TIPOS DE MATERIAL

Vou apresentar aqui os tipos em termos do material que são feitas, da pior para a melhor.

5º. Nylon

A mais básica e de baixo custo. Geralmente mais espessas, 1.30+ mm. Perdem tensão fácil. Estão caindo em desuso, pois são cordas sem tecnologia (iguais corda de pesca.)

4ª ​Poliéster

Vulgarmente chamada de "corda de arame" : todo espectro de espessuras, de 1.15 a 1.35 mm. Oferecem perda de tensão e durabilidade médias, a depender da espessura.

3º Co-polímero/co-poliéster

Como as cordas acima, mas com aditivos ("co-") que tornam a corda mais macia

2ª Multifilamento

Cordas mais elaboradas, pois são produzidas pela combinação e entrelaçamento de diferentes fios/filamentos. Oferecem pouca perda de tensão (que significa que a raquete permanece mais igual por mais tempo, a corda mantém por mais tempo a tensão colocada (x libras.) e justamente por manterem mais a tensão, duram menos. Os multifilamentos reduzem o impacto, dando mais conforto.

1ª Tripa natural (natural gut)

Corda feita de intestino de boi, por isso 'tripa natural'. A melhor e mais cara, porque é um material extremamente elástico, em cada impacto na bolinha a corda se deforma e volta ao estado original, quase sem perda de tensão. Durabilidade mínima. Usadas desde 1875.

RIGIDEZ

A coisa mais importante sobre cordas: rigidez (stiffness). Material, construção, espessura (gauge) e tensão são todos elementos da rigidez, são importantes porque afetam a rigidez.

O que é rigidez? Essencialmente é a medida de quão fácil ou difícil é deformar a corda.

Na colisão corda/bola, a energia cinética de bola é transformada em energia elástica da corda (com perdas na forma de calor, atrito/fricção e som) e novamente em energia cinética (de translação e rotação da bola). A diferença entre as cordas é a intensidade e duração dessa força de colisão.

A corda rígida se deforma menos, então a força é maior e o tempo de contato é menor. A corda rígida (stiff string) atinge uma força de pico de 200 libras, enquanto uma corda macia (soft string) de cerca de 100 lb.

Como isso é sentido pelo jogador? Ser o recipiente de uma força maior num tempo menor não é agradável. O impacto é maior. Dói mais. É sentido como uma desaceleração abrupta da raquete, mão e braço. (Como a diferença de dar um soco numa parede e num travesseiro).

A bola também sofre. A corda mais rígida se alonga menos e abola se deforma mais. Significa mais perda de energia (colisão mais inelástica). A bola rebatida tem menos energia, isto é, menos velocidade e spin, e o jogador recebe mais impacto e rebate com menos potência (que nada mais é que velocidade de bola). 

Resumindo: corda rígida o impacto é maior e o resultado menorSe você sobrevive ao impacto tem mais controle. Saiba mais aqui

Isso explica a física da coisa, mas rigidez é o resultado do material e espessura da corda e da tensão escolhida.​

 © 2025 por Lucas Ghisleni

Lucas Ghisleni - Professor CEB

 Gramado/RS

Feito com carinho por um admirador

bottom of page